Ibradespor

Receba nossos reelases

Notícias |

PANDEMIA | 16/11/2020 às 12:55:47

Sindicato de Atletas SP passa a divulgar boletins periódicos com análises da pandemia do Coronavírus no futebol


O Sindicato de Atletas SP, seguindo sua cultura de responsabilidade propositiva, vem a partir de hoje (15 de novembro de 2020) apresentar boletins periódicos sobre as condições da pandemia no futebol.
 
Essa conduta de sugestões foi motivada pela preocupação constante que o Sindicato de Atletas SP tem em relação à preservação da vida e da saúde dos atletas profissionais, além, evidentemente, dos demais membros que compõe o futebol em seu entorno.
 
Ela segue a percepção de que muito pouco está sendo feito para melhorar as condições de um protocolo existente e estático, numa condição em que o dinamismo é característica fundamental.
 
Essa ação também auxiliará, caso julguem o conteúdo tão importante, para que as autoridades esportivas possam entender melhor o atual momento e trabalhar para minimizar tais riscos. Se prestará da mesma forma para conduzir o trabalho do Sindicato de Atletas SP perante as autoridades judiciais.
 
Para desempenhar esse trabalho de fundamental importância, o Sindicato de Atletas conta em seu time com dois profissionais de extrema competência e experiencia na área da saúde: o médico neurologista Renato Anghinah e a médica infectologista Mariana Sauer, que serão os capitães condutores dessas análises e propostas.
 
A escolha acontece exatamente pelo dinamismo apresentado por essa pandemia. O modelo das análises poderá atender, dentro da visão epidemiológica, aos fatos conhecidos ocorridos no futebol e projeções futuras de acordo com que novos estudos científicos trazem dos mais variados pontos do planeta.
 
As divulgações ocorrerão por meio de boletins que serão publicados de acordo com a pertinência exigida. As análises também terão como objetivo discorrer sobre riscos de complicação da doença e a responsabilidade social que todos têm nesse momento de pandemia.
 
Boletim n⁰ 01 –  Análise de casos acende sinal de alerta no futebol – 16 de novembro de 2020
 
Nos últimos dias, as notícias de jogadores com testagem positiva para o novo coronavírus vêm aumentando. De acordo com reportagem publicada pelo portal G1, foram contabilizados 41 jogadores afastados pela Covid-19, além de dois técnicos e outros integrantes dos clubes da Série A.
 
Os clubes com o maior número de afastamentos no momento são: Santos F.C., Coritiba Foot Ball Club, S.E. Palmeiras, C.R. Vasco da Gama.
 
Mais um ponto que chama a atenção é o resultado de teste de jogador escalado para a seleção, que segundo nota, seria a segunda testagem dos atletas na Granja Comary, todos os anteriores com resultado negativo.
 
Clubes de outras divisões também divulgaram resultados positivos, incluindo o futebol feminino do Santos FC.
A melhor forma de prevenir o aumento dos casos é a identificação das pessoas contaminadas e de quem teve contato, possibilitando iniciar rapidamente o isolamento social e os cuidados necessários.
 
 
Apesar de todas as medidas de precaução adotadas e publicadas nos protocolos, o risco de transmissão entre os jogadores é elevado, pois existe contato físico importante durante os jogos.

O protocolo define a realização dos exames 72 horas antes do jogo e o envio de questionário de declaração de sintomas 24 horas antes.
 
Esse processo pode identificar uma parcela de infectados e início de sintomas, porém, não é capaz de identificar o período antes do início de transmissão, os pré-sintomáticos.
 
Considerando o período de incubação, ou seja, o tempo de contato com o vírus e o tempo da manifestação da doença ou ser um transmissor, pode variar de um a quatorze dias, mas em média acontece em até cinco dias.
 
Neste contexto, caberia algumas discussões, entre elas o tempo de isolamento de jogadores que tiveram contato próximo com outros integrantes do clube com teste de RT-PCR positivos.
 
Conclui-se, então, que uma das questões de maior cuidado e análise para minimizar os riscos de mais contaminação é considerar um maior tempo de isolamento daqueles que testaram positivo. 
 
Dra. Mariana Sauer
Formada pela Faculdade de Medicina do ABC
Mestre pela UNIFESP
Doutora em infectologia pela Universidade Federal de São Paulo 
Médica do Sindicato de Atletas SP
 
Dr. Renato Anghinah 
Médico em Neurologia e Livre Docente em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP
Especialista em Neurofisiologia Clínica pela Sociedade Brasileira em Neurofisiologia Clínica
Especialista em Traumatismo Cranioencefálico pela Academy of Certified Brain Injury Specialists (USA)
Fellow da Academia Americana de Neurologia (FAAN)



« voltar


Últimas notícias


  • Missão
  • Visão
Ser um polo dinâmico de referência na assistência, ensino e pesquisa na reabilitação do atleta  brasileiro. Prestar assistência especializada em medicina do esporte voltada para reabilitação.
Fazer do programa REFIS-IBRADESPOR um modelo de referência para a população de atletas com reconhecimento de órgãos governamentais nacionais e até internacionais atuando de forma estratégica em permanente evolução e com responsabilidade social em todos os sentidos.

O Projeto

O projeto tem um desenho assistencial e objetiva dar suporte no processo de reabilitação de atletas que precisam ser reinseridos com todas as condições funcionais de saúde adequada para a prática do esporte competitivo. A implementação deste projeto, vem brindar o apoio social e humano e, certamente vem fechar uma lacuna importante de suporte ao bem estar e ao processo de reabilitação do atleta, se tornando um modelo exemplo de vanguarda, altamente qualificado e comprometido com a dignidade humana tão carente nos dias atuais. 



FOTOS